ANPARQ Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo

 
 
EVENTOS



Ressensibilizando cidades: Ambiências urbanas e sentidos - Rio de Janeiro

02/10/2019 à 05/10/2019



Ressensibilizando cidades: Ambiências urbanas e sentidos - Rio de Janeiro

Ressensibilizando cidades é um evento que integra a agenda preparatória para o congresso mundial de arquitetos (UIA 2020), promovido pelo LASC/ Proarq/ UFRJ, juntamente com o curso de extensão “Pensando ambiências pela subjetividade – V edição”.

O evento tem como objetivo investigar a prática do cotidiano urbano e o estudo de ritmos de vida entrelaçados ao dia a dia das cidades, em pequena escala. Através do olhar sobre os sentidos que influenciam os usos e apropriações no ambiente urbano pretendemos aprofundar o pensamento sobre estratégias de articulação entre a vivência urbana e a afetividade nas grandes metrópoles.

Serão 3 dias e meio de workshops + conferência internacional com palestrantes de grande renome da rede Ambiances, como os pesquisadores Jean François Augoyard e Jean-Paul Thibaud.

A dinâmica do evento prevê a apresentação de artigos e, também, a realização de experienciações nas ruas através de um resultado central advindo dos workshops de reflexões teóricas e práticas. 

Após as sessões de apresentação de trabalhos, haverá discussões na manhã seguinte para a elaboração de estratégias de ação nas ruas da região central do Rio de Janeiro, com o objetivo de aplicar experimentos = “ressensibilizações”.

É importante frisar que os trabalhos submetidos a este evento podem conter sugestões mas não precisam necessariamente apresentar propostas de experimentos, uma vez que estas serão definidas em conjunto, nas discussões dos eixos (ver textos que definem os eixos temáticos).

A Conferência, portanto, tem como meta contribuir para que o planejador urbano, o arquiteto e os pensadores sobre as questões urbanas compreendam as expectativas do ser humano com relação a seus espaços, percebendo-o como centro, ator, construtor e principalmente parte da elaboração de seus projetos. Pretende-se colocar em evidência o tema das ambiências urbanas sensíveis, demonstrando o papel de projetos urbanos humanizados e humanizadores para as metrópoles contemporâneas, alinhados ao pensamento de uma sustentabilidade humana para o futuro de nossas cidades.

para maiores informações:
https://workshoplasc2019.wixsite.com/ressensitizingcities



 
 
MAIS EVENTOS


desenvolvido por Labasoft
ANPARQ © 2024 - ANPARQ - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - www.anparq.org.br