ANPARQ Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo

 
 
V ENANPARQ

Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Salvador, 13 a 19 de outubro de 2018





Organizadores:
Angela Maria Gordilho Souza
(PPGAU/FAUFBA; Residência AU+E/UFBA)

Rodrigo Espinha Baeta
(PPGAU/FAUFBA; MP-CECRE)

Nivaldo Vieira de Andrade Junior

(PPGAU/FAUFBA; Presidente IAB-BR)


Apresentação

O V ENANPARQ ocorreu em Salvador-BA, de 13 a 19 de out./2018, com o Tema: Arquitetura e Urbanismo no Brasil atual: crises, impasses e desafios. Objetivou discutir de modo transversal, o contexto atual nesse campo de atuação, com debates sobre a produção científica recente nas universidades brasileiras, em diálogo com as práticas e produção internacional, fomentando a reflexão crítica sobre permanências e perspectivas num contexto de crises, impasses e desafios. O evento recebeu 653 propostas de trabalhos e 1.050 pessoas participaram do Evento, sendo: (Comissões-professores/168; Conferências, Painéis e Mesas Institucionais/51; Mesas, Simpósios e Oficinas Temáticas/797; Jornada Lelé/17; Secretaria/8; Monitores/52; e Estudantes Graduação/50), desses, inscritos pagantes/720, a maior edição até então. Seguem atividades da programação final do Evento, por ocorrências: OFICINAS E PRÁTICAS URBANAS: 14; 47 proponentes. CONFERÊNCIAS ABERTURA: 2. CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS: 3EXPOSIÇÃO DE PROJETOS: 46 painéis PREMIAÇÕES: 86 inscritos; 6 premiações e 8 menções honrosas. LANÇAMENTOS DE LIVROS: 17 livros. SESSÃO ESPECIAL: 1 PAINÉIS. TEMÁTICOS: 8; 24 painelistas. MESAS INSTITUCIONAIS: 6; 22 convidados. SESSÕES PARALELAS:4 MESAS TEMÁTICAS: 64; 469 trabalhos aprovados. SIMPÓSIOS TEMÁTICOS: 64;314 trabalhos aprovados. O V ENANPARQ trouxe para o debate os resultados recentes das atividades da pós-graduação na área de Arquitetura e Urbanismo, no âmbito do Ensino, Pesquisa, Extensão e Projetos, com reflexões e práticas fundadas nas demandas e desafios do contexto atual, na produção e lacunas do conhecimento e no compromisso socioambiental inerente a Área.




Tema

A temática proposta para o V ENANPARQ busca discutir de modo transversal, interdisciplinar e inovador o contexto atual relacionado a esse campo de atuação, promovendo o debate sobre a produção científica recente nas universidades brasileiras, em diálogo com as práticas e com a produção internacional, fomentando assim a reflexão crítica sobre as permanências e perspectivas num contexto de crises, impasses e desafios.
O evento traz para o debate no tema proposto, os resultados recentes das atividades da pós-graduação na área, no âmbito do Ensino, Pesquisa, Extensão, da Prática Profissional e do Comum, com reflexões sobre a formação, produção e lacunas, fundadas no compromisso social da Área de Arquitetura e Urbanismo, considerando o seguinte contexto.




Contexto

Considera-se o panorama mundial altamente globalizado e interconectado sob a égide da financeirização, do neoliberalismo e das tecnologias digitais, em que as crises se manifestam em ciclos crescentemente frequentes e duradouros, com impactos sociais e ambientais profundos e diferenciados a cada contexto e sociedade.
No Brasil, a atual crise instaurada nas suas dimensões política, econômica e social, afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas, do ambiente, bem como as relações institucionais e produtivas. Traz impasses para todas as áreas profissionais, com fortes impactos para Arquitetura e Urbanismo nas suas múltiplas formas de ação.
Esse campo de atuação está sendo fortemente afetado, não apenas pela escassez de investimentos, vulnerabilidades e enfraquecimento de ações contínuas na construção, preservação e produção do espaço, mas, sobretudo, pelas inflexões nas políticas públicas de interesse social e coletivo. Para além da prática profissional, são questões que se expressam nos graves problemas urbanos, nas dinâmicas territoriais dispersas, nas estruturas ociosas e obsoletas, nas objetivações e subjetivações excludentes e no cotidiano de violências e incertezas no que há de vir.
Os avanços conquistados nos pactos constitucionais democráticos pelos direitos socioespaciais, regulamentados no Estatuto da Cidade e no Estatuto da Terra, depois de quase duas décadas de vigência nas legislações, se efetivam fragilmente na prática, diante das necessidades de atendimento às demandas da sociedade brasileira.
Nesse contexto, são complexos os desafios colocados para reflexão e ações da pós-graduação no campo da Arquitetura e Urbanismo, considerando as suas relações entre teoria, prática, assimilação, experimentação, diálogo na sociedade e incorporação de saberes. Enfim, no processo contínuo do conhecimento, vislumbram-se caminhos de conexão ao passado,permanências, emergências, resistências, mediações e superação de impasses, que potencializam ganhos coletivos, soluções inovadoras e participativas, na conquista de cidades melhores, mais justas e ambientes adequados para a vida.




Registros do evento


Eixos Temáticos

1. IDEÁRIOS, PROJETO E PRÁTICA
Concepções teóricas emergentes; experimentações projetuais; projeto como instrumento de mediação e resistência para conquistas coletivas; urbanismo corporativo, globalização e direito à cidade; corporeidades e cidade; gênero, classe e raça na cidade; produção do comum e resistência; avanços e limites da autogestão; cartografias afetivas, performance e cidade; ecologia de saberes; utopias experimentais; novos processos e técnicas de ensino-aprendizagem; interação graduação/pós-graduação e universidade/sociedade; metodologias para além da sala de aula; desafio na ampliação do campo profissional.

2. HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA, DA CIDADE E DO URBANISMO
Memória e história da cidade, do urbanismo e dos lugares; visões, revisões e ampliação da arquitetura e do urbanismo no espaço e no tempo; estudo histórico da cidade a partir de suas múltiplas dimensões; circulação e divulgação de ideias na produção da arquitetura e do urbanismo modernos e contemporâneos; interfaces entre a arquitetura e a cidade na dimensão da história; abordagens críticas na teoria e na história da arquitetura contemporânea; revisões críticas atuais da historiografia da arquitetura e da cidade latino-americana.

3. PATRIMÔNIO, CULTURA E IDENTIDADE
Patrimônio arquitetônico na cidade contemporânea; preservação, conservação e gestão do patrimônio edificado; ambiente construído e cultura popular; políticas habitacionais em áreas centrais; áreas de valor cultural; instrumentos, metodologias e técnicas para a conservação e restauração do patrimônio edificado; restauração e reabilitação de edifícios e centros históricos; materiais e tecnologias construtivas tradicionais; dimensão material e imaterial na cultura; preservação da memória e construção de identidades; revisões das teorias contemporâneas da conservação e do restauro; intervenções arquitetônicas contemporâneas em núcleos urbanos consolidados de interesse cultural.

4. AMBIENTE, PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Conflitos ambientais e ocupação; degradação e riscos; vulnerabilidades no ambiente social, natural e construído; ambiente e paisagem; sociabilidade, cidadania e espaço público; sistemas de espaços livres e edificados; preservação do ambiente natural, construído e da paisagem; infraestrutura e visão ecossistêmica do saneamento; retrofit de edificações; dimensões da sustentabilidade urbana e rural; dimensão socioecológica em projetos urbanos; permacultura urbana; ecobairros, ecovilas e co-housings; contextos de resiliência urbana; territórios de comunidades solidárias e povos tradicionais.

5. PRODUÇÃO DO ESPAÇO, OCUPAÇÃO, GESTÃO E CIDADANIA
Políticas urbanas, metropolitanas e regionais; espaços coletivos, públicos e privados na cidade; pluralidade, redesenho e privatização do espaço público; planos e práticas de gestão descentralizada; intervenções e pós-ocupação nos empreendimentos Minha Casa Minha Vida; assistência técnica, assessorias e direito à moradia e à cidade; autogestão e co-gestão na produção do espaço; movimentos coletivos, ativismos e práticas propositivas; ocupações urbanas e rurais; exclusão, rebeldias, violência e militarização urbana; equipamentos, mobiliário urbano e comunicação visual; cidadania, ambiência e urbanidade.

6. INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
Sistemas de mobilidade, reestruturação e qualificação do espaço urbano; cidade para pessoas; transporte público, redes e integração multimodal; qualidade da infraestrutura urbana e regional; transporte de massa e impactos metropolitanos; ciclovias, pedestre e espaços públicos; transporte ativo, macro e micro acessibilidade; novas tecnologias de transporte; infraestrutura urbana para crianças e idosos.

7. INSTRUMENTOS DA LEGISLAÇÃO E NORMATIVAS
Alcance e legitimidade social da aplicação do Estatuto da Cidade e do Estatuto da Metrópole; efetividade social e coletiva de planos diretores urbanos e metropolitanos; impactos dos sistemas nacionais de habitação, saneamento e mobilidade no espaço urbano; regularização fundiária em ocupações informais; implementação e regulamentação de ZEIS; insurgências e experimentação de novos instrumentos; implementação de planos de bairro.

8. INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE
Novos processos e tecnologias em pesquisas, projetos e práticas; recursos tecnológicos de documentação, sistematização e divulgação de informações; contribuições e avanços das tecnologias de informação para acessibilidade universal, inclusão social e gestão participativa; análise espacial urbana; visualização digital urbana; transformação socioespacial; capacidade transformativa urbana e redes de comunicação; avanços de tecnologias aplicadas ao ensino, projetos e práticas.



Programação


ANAIS

Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (4. : 2018 : Salvador, Ba).
Programação do Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 13 a 19 de outubro. – Salvador: FAUFBA, 2018.
12203 p.
ISSN 2358-6214
1. Arquitetura. 2. Urbanismo. 3. Arquitetura e Urbanismo – Congressos. I. Título.
II. Faculdade de Arquitetura. III. Universidade Federal da Bahia.

Índice Completo
Pasto Completa

Publicações por eixo:

1. IDEÁRIOS, PROJETO E PRÁTICA
2. HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA, DA CIDADE E DO URBANISMO
3. PATRIMÔNIO, CULTURA E IDENTIDADE
4. AMBIENTE, PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
5. PRODUÇÃO DO ESPAÇO, OCUPAÇÃO, GESTÃO E CIDADANIA
6. INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
7. INSTRUMENTOS DA LEGISLAÇÃO E NORMATIVAS
8. INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE


Prêmio ANPARQ


Livros lançados


Comissões

COMISSÃO ORGANIZADORA

Aline de Carvalho Luther (UFBA)
Aline de Figueirôa Silva (UFBA)
Ana Gabriela Wanderley Soriano (UFBA)
Andréa Borde (UFRJ)
Angela Maria Gordilho Souza (UFBA) – Coordenação
Geral
Angélica T. Benatti Alvim (MACKENZIE)
Cláudia Piantá Costa Cabral (UFRGS)
Daniel Mellado Paz (UFBA)
Fábio Velame (UFBA)
Francisco Costa (UFBA)
Gleice Azambuja Elali (UFRN)
Heliana Faria Mettig Rocha (UFBA)
José Carlos Huapaya Espinoza (UFBA)
Juliana Cardoso Nery (UFBA)
Lídia Viana Quiéto (UFBA)
Liza Maria Souza de Andrade (UNB/UFBA)
Luís Antônio Fernandes Cardoso (UFBA)
Luís Antônio de Souza (UNEB/UFBA)
Marcia Sant'Anna (UFBA)
Mariely Cabral de Santana (UFBA)
Naia Alban Suarez (UFBA)
Nivaldo Vieira Andrade Junior (UFBA) – Vice-
Coordenação
Raquel Neimann da Cunha Freire (UNIME)
Rodrigo Espinha Baeta (UFBA) – Vice-Coordenação



COMISSÃO CIENTÍFICA
Rodrigo Espinha Baeta (UFBA) – Coordenador


Aluísio Braz de Melo (UFPB – PPGAU)
Ana Carolina Santos Pellegrini (UFRGS – PROPAR)
Ana Klaudia de Almeida Viana Perdigão (UFPA – PPGAU)
Ana Luiza Nobre (PUC RIO – PPGArq)
André Guilherme Dornelles Dangelo (UFMG – NPGAU)
Andrea Queiroz Rego (UFRJ – PROARQ)
Anna Paula Moura Canez (UniRitter – PPGAU)
Antonio Heliodorio Lima Sampaio (UFBA – PPGAU)
Aparecida Netto Teixeira (UCSAL, UFBA – PPGAU)
Bruno Massara Rocha (UFES – PPGAU)
Carlos A. Ferreira Martins (IAU USP – PPGAU)
Celina Maria Britto Correa (UFPEL – PROGRAU)
Clara Luiza Miranda (UFES – PPGAU)
Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas (UFC – PPGAUD)
Clovis Ramiro Jucá Neto (UFC – PPGAUD)
Cristovão Fernandes Duarte (UFRJ – PROURB)
Eduardo Grala da Cunha (UFPEL – PROGRAU)
Eduardo Pierrotti Rossetti (UnB – PPGFAU)
Eugenio Fernandes Queiroga (USP – PPGAU-FAU)
Fabio Ferreira de Lima (UFG – PPG PROJETO E CIDADE)
Fernanda da Cruz Moscarelli (IMED – PASSO FUNDO, IPA – METODISTA)
Fernando Diniz Moreira (UFPE – MDU)
Fernando Luiz Camargos Lara (UFMG – NPGAU)
Flávio de Lemos Carsalade (UFMG – NPGAU – PACPS)
Gilberto Sarkis Yunes (UFSC – POSARQ)
Gislaine Beloto (UEM – PPU)
Gustavo Rocha-Peixoto ((UFRJ – PROARQ)
José Almir Farias Filho (UFC – PPGAUD)
José Ripper Kós (UFSC – POSARQ, UFRJ - PROURB)
José Simões de Belmont Pessoa (UFF – PPGAU)
Juliano Pamplona Ximenes Ponte (UFPA – PPGAU)
Laila Nasen Mourad (UCSal – UFBA)
Leonardo Bittencourt (UFAL – DINÂMICA DO ESPAÇO HABITADO)
Luis Octavio Pereira Lopes de Faria e Silva (USJT – PPGAU))
Luiz Guilherme Rivera de Castro (UPM – PPGAU)
Luiz Manuel do Eirado Amorim (UFPE – MDU, UFPB – PPGAU)

Maisa Fernandes Dutra Veloso (UFRN – PPGAU)
Marcio Cotrim (UFPB – PPGAU)
Marcos Olender (UFJF – PROAC)
Marcos Thadeu Magalhães (UnB – PPGFAU)
Marcos Tognon (UNICAMP – PPGH)
Maria Angela Dias (UFRJ – PROARQ)
Maria Augusta Justi Pisani (UPM – PPGAU)
Maria Beatriz Camargo Cappello (UFU – PPGAU)
Maria de Lourdes Zuquim (USP – PPGAU-FAU)
Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha (UFRN – PPGAU – PPEUR)
Maria Lucia Bressan Pinheiro (USP – PPGAU-FAU)
Maria Solange Gurgel de Castro Fontes (UNESP – PPGARQ)
Mário Mendonça de Oliveira (UFBA – PPGAU – MP-CECRE)
Marta Romero (UnB – PPGFAU)
Marta Silveira Peixoto (UFRGS – PROPAR)
Martha Machado Campos (UFES – PPGAU)
Mônica Santos Salgado (UFRJ – PROARQ)
Natália Miranda Vieira (UFPE – MDU, UFRN – PPGAU)
Paulo Afonso Rheingantz (UFPEL – PROGRAU, UFRJ – PROARQ)
Pedro Britto (UFG – PPG PROJETO E CIDADE)
Rachel Coutinho Marques da Silva (UFRJ – PROURB, PUC RIO – PPGArq)
Regina Andrade Tirello (UNICAMP – ARQUITETURA, TECNOLOGIA E CIDADE)
Renata Cardoso Magagnin (UNESP – PPGARQ)
Renato Anelli (IAU USP – PPGAU)
Rita Velloso (UFMG – NPGAU)
Rodrigo Cury Paraizo (UFRJ – PROURB)
Rosina Trevisan Martins Ribeiro (UFRJ – PROARQ – PROJETO E PATRIMÔNIO)
Ruth Verde Zein (UPM – PPGAU)
Sarah Feldman (IAU USP – PPGAU)
Silvio Belmonte de Abreu Filho (UFRGS – PROPAR)
Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjad (UFPA – PPGAU)
Thereza Christina Couto Carvalho (UFF – PPGAU)
Túlio Márcio de Salles Tibúrcio (UFV – PPGAU)
Wilson Ribeiro dos Santos Junior (PUC-Campinas – POSURB)



COMISSÃO DE OFICINAS E PRÁTICAS URBANAS
Liza Maria Souza de Andrade (UNB/UFBA) – Coordenadora


Akemi Ino - USP São Carlos
Amadja Borges - UFRN
Ariadne Moraes Silva - Residência AU+E/UFBA
Caio Santo Amore de Carvalho - FAU/USP
Elisamara de Oliveira Emiliano - Residência AU+E/UFBA
Elizabeta Romano - UFPB/UFBA
Gabriela Leandro Pereira - Residência AU+E/UFBA
Glória Cecília Figueiredo - FAUFBA
João Marcos de Almeida Lopes - USP São Carlos
João Maurício Santana Ramos - Residência AU+E/UFBA
Júnia Ferrari - UFMG
Laura Bueno - PUC/Campinas
Luciana da Silva Andrade - PROURB/UFRJ

Luciana Travassos - UFABC
Marcela Silviano Brandão Lopes - UFMG
Marcio C. Campos - FAUFBA
Margarete Maria de Araújo Silva - PUC/Minas
Maria Inês Sugai - POSARC/UFSC
Maria Teresa do Espírito Santo - Residência AU+E/UFBA
Nirce Saffer Medvedovski - UFPelotas/UFBA
Paulo Dimas Rocha de Menezes - UFSB
Renato Pequeno - UFC
Ricardo Moretti - UFABC
Thais Troncon Rosa - Residência AU+E/UFBA
Vania Raquel Teles Loureiro - UnB
Viviane Zelotini - PUC/Minas



COMISSÃO DE EXPOSIÇÃO
Nivaldo Vieira Andrade Junior (UFBA) – Coordenador

Angela Maria Gordilho Souza (Residência AU+E/UFBA)
Augusto Carvalho Simões de Oliveira Motta (CECRE/UFBA)
Juliana Cardoso Nery (CECRE/UFBA)
Naia Alban Suarez (PPGAU/UFBA)
Sérgio Kopinski Ekerman (FAUFBA)



COMISSÃO PRÊMIO ANPARQ

TESE
Maria Lucia Refinetti (USP) – coordenadora
Francisco Xico Costa (UFPB) – coordenador
Angélica Alvim (UPM)
Denise Pinheiro Machado (UFRJ)
Silke Kapp (UFMG)

DISSERTAÇÃO
Gustavo Rocha Peixoto (UFRJ) – coordenador
Sylvia Fischer (UNB) – coordenadora
Marcio Cotrim (UFPB)
Rosio Salcedo (UNESP)
Sarah Feldman (USP/SC)

LIVRO AUTORAL
José Pessoa (UFF)- coordenador
Ruth Verde Zein (UPM) - coordenadora
Beatriz Kuhl (USP)
Laís Bronstein (UFRJ)
Luciana Sabóia (UNB)
LIVRO COLETÂNEA
Fernando Lara (UFMG) – coordenador
Virgínia Pontual (UFPE) – coordenadora
Akemi Ino (USP/SC)
Guilherme Lassance (UFRJ)


ARTIGO EM LIVRO
Eneida Mendonça (UFES) – coordenadora
Maria Lucia Malard (UFMG) - coordenadora
Maísa Veloso (UFRN)
Marlice Azevedo (UFF)
Telma de Barros Correia (USP/SC)

ARTIGO EM PERIÓDICO
Carlos Martins (USP/SC) – coordenador
Rachel Coutinho (PUC Rio) – coordenadora
Margareth Pereira (UFRJ)
Maria Beatriz Cappello (UFU)
Paulo Bruna (USP)


desenvolvido por Labasoft
ANPARQ © 2024 - ANPARQ - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - www.anparq.org.br